Another Year in Law College - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (with Chinaski)

Olá caro Leitor! Sou a Chinaski!
Hoje o meu post irá ser acerca da faculdade e das coisas que esta engloba durante um ano, especificamente numa faculdade de direito.

Martin Azambuja
No ano passado, foi o meu primeiro ano como caloira, acabadinha de sair do regime escolar do secundário da terrinha onde eu nasci. 
Vou ser sincera, o meu primeiro ano foi duplamente difícil, porque não conhecia muito bem Lisboa e viver sozinha numa cidade-capital não é fácil especialmente se não vives mais com os teus pais ou no teu lar. 
A outra parte difícil foi adaptar-me ao regime da própria faculdade, ainda por cima em Direito as coisas funcionam de uma forma um pouco mais complexa e o grau de exigência é mais elevado e, por isso é necessário sermos ainda mais exigentes connosco próprios porque estamos dentro de turmas muito grandes onde a rivalidade para alcançar a melhor nota é enorme. 
Hilarious Posts About College – 100 Memes and Funny Pictures

No entanto, também existem coisas boas que descobrimos no nosso primeiro ano como universitários tais como, as amizades – “as amizades para a vida são as que fazemos na faculdade” -, pessoas com que nos identificamos mais. Uma das coisas que achei incrível foi criar amizade com pessoas totalmente diferentes e de vários sítios, mas que também estavam na mesma situação que eu (sozinhas numa nova cidade, sem saber cozinhar ahah, ter as tarefas domésticas por fazer ou a preguiça de cozinhar e de não saber como fazê-lo).

Por outro lado, esta nova etapa que surge quando acabamos o secundário e passamos para a faculdade nem sempre é como nós idealizamos quando somos adolescentes ("ah eu vou ser independente, posso fazer aquilo que eu quero e bem me apetece"), na verdade não é bem assim, é preciso ter em consideração que os nossos pais se esforçaram para nos poderem dar uma oportunidade de nos licenciarmos e, por isso, eu penso que, sim é verdade podemos fazer o que quisermos sem termos de estar constantemente a pedir autorização aos pais, mas é evidente que teremos de ser mais cautelosos em relação a determinados fatores, como a forma como gerimos o dinheiro que podemos usar enquanto estudamos fora da casa dos nossos pais.

Também existe o problema de termos que ser nós próprios a comprar a comida para não acabar o stock em casa e de sermos nós a tratarmos das tarefas de casa como por exemplo, lavar a roupa, passar a ferro, ou seja, para além de irmos à faculdade, temos outras tarefas que não tínhamos quando vivíamos com os nossos pais no 10º ou 12º anos, por exemplo, onde tudo o que precisávamos de fazer era estudar e divertirmos-nos com os nossos amigos.
Hey guys, it's Ashton, with some fun, helpful hints on how to get ready for college life! 1. Learn how to do laundry. Because (sadly) you have to and because your mom isn’t here to do it for you. Clean clothes are happy clothes. Happy clothes mean happy friends who don’t have to smell you wearing your dirty laundry. It’s proven that you’re 100% more likely to make friends if you’re not walking around in dirty clothes. 2. Learn to parallel park. MC’s campus has quite a large number ...

Em relação ao primeiro ano em que somos caloiros e o sangue ferve só de pensarmos que estamos livres e que agora somos adultos com uma casa só nossa, não se deve esquecer que existe um determinado grau de dificuldade de adaptação, porque não podemos ser surrealistas ao ponto de associarmos que o nosso tempo na faculdade vai ser como os vídeos de "prepare to college" que vemos no youtube, porque as coisas não são assim tão cor-de-rosa ahah, vai ser puxado, pelo menos no caso de tu seres agora uma aluna ou aluno de direito, porque vão começar a dar logo muita matéria e vai ser difícil adaptares o teu cérebro que ainda está ligado à forma como ensinavam no secundário com a elasticidade que vais precisar na faculdade. Vais ficar de boca aberta quando te aperceberes que apenas numa semana podes dar mais do que 100 páginas e que os professores das aulas teóricas, maioria deles, não vão estar à espera que tu apanhes a matéria ao teu ritmo – vais ter que ser tu a apanhar o ritmo do professor.

Vais ficar frustrada ou frustrado quando não conseguires atingir as notas que tu queres logo ao início, mas isso é normal, só tens de continuar a esforçar-te e vais ver que no final vais te sentir mais adaptado ao método de estudo e de ensinamento e vais ter consciência de que consegues absorver uma quantidade absurda de matéria mais rapidamente do que no inicio do 1º ano.
College life
Para mim, este ano vai ser o meu 2º ano na faculdade de direito da Universidade de Lisboa, vamos ver como corre porque a faculdade nunca nos para de surpreender, também eu vou ter um longo caminho para percorrer este ano.

Espero que corra tudo bem para os novos alunos que vão entrar este ano letivo e boa sorte! E que o mais importante é nunca desistirem por mais que sintam que é o fim do mundo e que nunca irão conseguir, mas na verdade, tudo é possível quando assumes que é isto que tu queres fazer no futuro porque «quem quer passar além do Bojador, tem que passar além da do. Por isso, não penses que é o fim, mas sim apenas um mero obstáculo que é para ser superado e para te tornar mais forte!
Study Hacks - illustration by Nicole Clowes




Comments

Popular posts from this blog

❝ The World Is a book, and those who do not travel read only a page❞

M A F R A - Portugal

És feliz com fama? Ou será que a fama é mais feliz que tu?