Buy Less, Choose Well, Make it Last - with Freitas


Welcome! Sou a Freitas e aceitei o convite de me tornar colaboradora da Chinaski. Hoje decidi abordar o tema da ética no mundo da moda!

Ethical Fashion, o que é?

Ethical fashion, ou moda sustentável em bom português, também conhecida como eco fashion é um conceito ecológico e sustentável, cada vez mais falado pela sociedade à medida que a questão da poluição e do aquecimento global se agravam no nosso planeta.
Resumidamente, eco fashion é a criação de roupas e acessórios sem prejudicar o ecossistema que existe em redor da cadeia de produção das peças de roupa.


A indústria da moda não é, de todo, um meio de produção moral e eticamente correto. Existem diversos problemas na esfera da produção, origem e mão-de-obra dos produtos. As marcas mais comerciais e conhecidas, tipicamente apelidadas de “fast fashion brands”, são o melhor exemplo de empresas que pretendem ganhar o máximo de lucro ao menor custo. O problema é a forma como alcançam tal resultado. Ao recorrerem a mão-de-obra barata de países menos favorecidos e desenvolvidos, onde maioritamente quem fabrica os produtos são crianças ou adultos explorados para tal função, recebendo uma quantia miserável pelas horas infindáveis de fabrico que dedicam na fábrica. Estes casos de exploração de mão-de-obra barata ou escravidão ainda existem, em grande escala, hoje em dia. É uma realidade triste e constantemente encoberta pelas grandes empresas, que quando são diretamente abordadas por activistas ou pelas autoridades competentes sobre o assunto, arranjam sempre uma desculpa, nunca admitindo que tinham conhecimento de tal exploração. 

Em Portugal, por exemplo, quando se entra num shopping, 90% das lojas de roupa, decoração e de calçado representam empresas de fast fashion. A Zara, Nike, Adidas, PullandBear, Bershka, Women Secret´s, Stradivarius, Primark, entre outras, são alguns exemplos de marcas populares que escravizam e exploram os trabalhadores. 

Segundo algumas fontes, existem três categorias diferentes de moda sustentável: social, ambiental e comercial. Tendo como objetivo apoiar as seguintes causas:
  • Proteger os direitos dos animais
  • Providenciar meios, educar e sensibilizar a sociedade para assuntos sensíveis da atualidade, relacionados com o planeta
  • Desenvolver e promover padrões sustentáveis na indústria da moda
  • Reciclar e economizar de forma eficiente os recursos de água e materiais
  •  Minimizar o gasto de água no processo de produção
  •  Substituir produtos tóxicos e químicos por componentes e tecidos “eco-friendly”
  •   Defender ordenados ou pagamentos justos, boas condições de trabalho e os direitos dos trabalhadores
  • Contrariar a industria do fast fashion e apostar em artigos de melhor qualidade, produzidos por trabalhadores em boas condições de trabalho e a receberem um ordenado justo.



Posto isto, como é que é possível um cidadão comum não cooperar com esta realidade hipócrita e imoral? É simples! Em vez de nos dirigirmos a lojas de fast fashion, optamos por apoiar marcas eticamente corretas e ecológicas. Ou, optamos por comprar em lojas “vintage” ou de 2ª mão artigos únicos e com uma história por desvendar, sendo esta a opção mais leve para a carteira. Ou, finalmente, podemos ainda apoiar marcas nacionais, contribuindo para a economia portuguesa.



Deixo alguns conselhos a ter em conta antes de se comprar qualquer tipo de produto de decoração, calçado ou roupa:
1º investigar quais são as marcas “non ethical” a evitar frequentar;

2º investigar quais são as marcas “ethical” a frequentar;

3º procurar perto da área de residência se existem lojas vintage;
Nota: Em Portugal existem várias! No Porto, a Mon Pére é, na minha opinião, a melhor e mais barata loja vintage da cidade! Ainda por cima encontra-se muito bem localizada, perto do centro histórico da cidade. Para além disso, a UR e a Tricírculo também são boas lojas a visitar na Invicta. Em Lisboa, existem várias lojas vintage na baixa da cidade, sendo a minha preferida A Outra Face Da Lua.

4º partilhem esta causa com os vossos conhecidos, familiares e amigos! Desta forma, contribuis para a consciencialização da população sobre este tema tão actual e preocupante!

5º Por fim, partilho convosco alguns sites de fóruns e apps que apoiam o movimento do ethical fashion!
ethicalfashionforum.com
goodonyou.eco

“Green is the new black”


Comments

Popular posts from this blog

❝ The World Is a book, and those who do not travel read only a page❞

M A F R A - Portugal

És feliz com fama? Ou será que a fama é mais feliz que tu?