Good Food, Good Mood - with Dan

Sou o Dan, um dos colaboradores do blog da Chinaski! 
Quando a Chinaski me pediu para escrever este artigo, fiquei bastante feliz porque é com gosto que vou partilhar alguns conselhos de nutrição que me ajudaram e espero que sirva de alguma coisa também a quem está a ler isto. 
Apesar de não ter nenhuma formação nesta área, acho-a bastante interessante e ao mesmo tempo extremamente importante devido ao impacto que tem na nossa saúde, no nosso bem-estar, portanto vou deixar alguns hábitos alimentares meus! São simples, mas já é um bom passo para uma vida mais saudável.

Breakfast

Para começar bem o dia, é imprescindível um bom pequeno-almoço. Um erro muito comum é saltar esta refeição, por vezes, por se querer emagrecer, ou simplesmente por falta de tempo. Não façam isto,ok? Não é a cura milagrosa para perder uns kg’s e vão sentir-se fracos e com falta de energia durante o resto do dia! É importante começar o dia com energia… e hidratado! A não ser que se levantem durante a noite para beberem água de prepósito, ninguém acorda realmente hidratado. 

Por isso bebe um copo de água antes de tomares o pequeno-almoço. Nesta refeição, iogurtes pouco açucarados (que não ultrapassam 10g de açúcar por unidade), frutas, pão (de preferência escuro, integral, mistura ou centeio) são boas escolhas. Para barrar no pão, a manteiga Becel com Óleo de Amêndoa e Coco é excelente. Os cereais integrais também são bons para começar o dia, desde que de modo geral não tenham desenhos animados na caixa, ou seja, sejam demasiado açucarados.
Lunch or Dinner

No que toca ao almoço/jantar, é importante “comer um pouco de tudo”, como ouvimos as nossas mães dizer. Estar sempre a variar é excelente. Não esquecer os vegetais é muito importante pois concentram uma enorme quantidade de nutrientes. Contudo tenta evitar os fritos sempre que possível. Sabe sempre bem uma batatinha frita, mas cozida ou assada no forno faz muito melhor e não são assim tão más quanto isso! Outro ponto importante, durante estas refeições, evita beber líquidos enquanto comes. Temos a mania de beber qualquer coisinha para “empurrar”, mas, nas refeições principais não o devemos fazer. Estamos a atrapalhar a digestão e pode por vezes criar um certo desconforto. Além disso os nutrientes não serão absorvidos tão facilmente. Não é recomendável beber mais que um copo de água/sumo natural/vinho tinto à refeição.

Snacks
Ao longo do dia, alguns snacks entre as refeições que podes (e deves) tomar para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, prevenir a acumulação de fome para a refeição seguinte e gerir bem o apetite, podem ser por exemplo umas Papas de Abacate e Banana. Ou então umas também são mais práticas e fáceis de levar para qualquer lado, optem pelas que tenham cereais integrais e pouco açúcar. Normalmente, as da marca Belvita são muito boas.


Papas de Abacate e Banana
-150ml de leite
-1 abacate maduro
-Aproximadamente 30g de cacau magro em pó
-1 banana e canela a gosto
-Depois é só triturar até obter uma mistura cremosa!
-Podes meter uns flocos de aveia por cima also!!


A minha alimentação normalmente vai de acordo com o que escrevi em cima, agora vou falar acerca dos alimentos que tento evitar ao máximo.
1-Um deles, é o leite. O leite de vaca, ou outro animal qualquer, não é para humanos. Cada vez se está a chegar à conclusão, embora ainda não o suficiente, que o leite de origem animal é prejudicial à saúde humana. Não admira que atualmente o número de intolerantes à lactose tem vindo a disparar. Isto também devido aos processos e tratamentos que o leite ultrapassa antes de chegar ao consumidor. Na pasteurização do leite (aquecido a altas temperaturas), este perde os nutrientes e torna-se prejudicial à saúde. Como alternativa, o leite de amêndoa ou aveia são boas alternativas e sem dúvidas mais saudáveis.
2-Algo que também tento evitar ao máximo, são os óleos de cozinha como o de girassol ou de milho. Cozinhar com estes óleos leva à libertação de químicos tóxicos que facilmente podem levar ao aparecimento de cancro e outras doenças. São uma garrafa de veneno. O melhor mesmo é optar pelo azeite, óleo de coco e até mesmo manteiga ou banha para cozinhar.
3-Finalmente, tento evitar ao máximo também as carnes processadas, fiambre, bacon, enchidos, carnes enlatadas, fumadas..etc. Não aconselho consumir estes alimentos mais que 3 / 4 vezes por semana e em grandes quantidades.


E são estas algumas dicas que partilho convosco acerca dos meus hábitos alimentares. Claro que de vez em quando podemos fazer uns exageros e um cheat day, mas se fizermos este pequeno esforço por mudar a nossa alimentação para uma mais saudável, variada e equilibrada, vamos com certeza viver com uma melhor qualidade de vida!

Comments

Popular posts from this blog

❝ The World Is a book, and those who do not travel read only a page❞

M A F R A - Portugal

És feliz com fama? Ou será que a fama é mais feliz que tu?